Pesquisar este blog

Traduzindo

segunda-feira, 25 de abril de 2016

OS 5 ESTÁGIOS DO DESPERTAR - sinalização e armadilhas no caminho da consciência.


OS 5 ESTÁGIOS DO DESPERTAR - sinalização e armadilhas no caminho da consciência.
Por Nanice Ellis - 28 de março de 2016

O que realmente significa despertar? É justo dizer que o despertar é uma viagem de limitação à liberdade - do inconsciente para consciente. Se você escolher intencionalmente tomar esta viagem ou uma experiência inesperada impulsiona você para o caminho, uma vez que você começar, não há como voltar atrás.

É verdade que a viagem pode ser bastante árdua às vezes, mas não importa quanto tempo dure ou quanto desafiador seja o destino extraordinário que ultrapassa todas as colisões e contusões ao longo do caminho. O resultado final de completo despertar é a liberdade do sofrimento pessoal, clareza de espírito, alegria sem limites, paz interior e capacidade de viver uma vida incrivelmente gratificante. O estado desperto mantém tudo que já foi desejado, e muito mais.
Onde está você e o que vem a seguir?

Existem 5 estágios do despertar, e quando você entender cada etapa, e onde você estará no caminho, você poderá reconhecer os postos de sinal ao longo do caminho, e as possíveis armadilhas a evitar.

Utilize o seguinte guia como uma maneira de navegar as fases de despertar, mas tenha em mente que a experiência de cada um é diferente. Não há maneira certa ou errada para acordar. Como na arte, é tudo lindo e perfeito.

FASE 1 DO DESPERTAR: O Palco do Falso EU:

Na Fase 1 do Despertar, estamos mais dormindo que acordados, e nós nem sequer sabemos que estamos assim. Estamos entrincheirados na consciência de massa e atravessando os movimentos da vida, em geral, seguindo as regras de cultura e leis da terra.
Nós não costumamos questionar a realidade ou buscar respostas além do que é necessário para a sobrevivência e manutenção de um estilo de vida.
Nossas identidades nos definem e nós vivemos dentro da construção da religião, da cultura e/ou sociedade.
Podemos até fazer o papel de vítima ou agressor.
Programação inconsciente nos é imposta, e, como resultado, vemos o mundo em preto e branco - bom e mau. Nós provavelmente processamos um modelo rígido do mundo de acordo com nossa programação específica.

Porque há um grande desejo de se encaixar e ser aceito, nesta fase, é comum sacrificar nossas necessidades e comprometer os nossos valores, a fim de receber a aprovação e ser incluído na nossa comunidade desejada, seja família, cultura, negócios, religião , etc ...
Auto-estima é provavelmente condicional e anexado a identidade ou aos papéis que desempenhamos, ou pode haver outros meios de provar que somos dignos.

Porque o ego geralmente comanda o show, nós provavelmente acreditamos que somos o ego, com pouca ou nenhuma consciência de que há uma maior parte de nós.
No primeiro estágio, a felicidade é baseada em fatores externos, portanto, a fim de se sentir feliz, nós tentamos controlar a realidade; outras pessoas, lugares e experiências.
Apesar de tentarmos controlar nossas vidas, tanto para a felicidade e segurança, é mais do que provável que nossas emoções governem, e nossas ações e reações são baseadas em nosso momento e sentimentos de momento.

Nós não fazemos nenhuma ligação entre os nossos pensamentos / crenças e nossas experiências na realidade, e, portanto, não temos capacidade direta para criar conscientemente a nossa realidade. Apesar da nossa natureza inconsciente, os primeiros sinais de despertar acontecem durante esta fase; um "sentimento flash" que há algo mais, ou uma suspeita de dúvida que nos torna incerto sobre a vida ou a realidade.


FASE 2 DO DESPERTAR - a fase de questionamento:

As dúvidas experientes no primeiro estágio começam a se transformar em questões significativas. Os primeiros sinais de movimento do inconsciente para consciente são experientes.

Na Fase 2 do Despertar, nós experimentamos um crescente desconforto em nossas vidas. Há uma sensação de que algo está errado ou faltando. Começamos a questionar a consciência de massa e a validade de normas, crenças e leis. Coisas que costumavam nos trazer conforto como religião ou tradições não são mais satisfatória e os lugares onde encontrávamos respostas não prestam socorro.
Nós questionamos a nossa identidade, mas nós ainda a mantemos porque temos de continuar a provar o nosso valor, e nós ainda não conhecemos a nós mesmos fora da nossa identidade humana. 

À medida que questionamos os papéis que desempenhamos, podemos nos sentir perdidos, e até mesmo traídos por outros ou pela vida em geral.
Podemos até culpar a religião, a família, a cultura, o governo ou o mundo pelos nossos problemas, ou talvez culpar pessoas específicas pelas nossos disfunções. À medida que transferimos a responsabilidade aos outros, nos sentimos impotentes sobre nossas vidas; ainda não percebendo que, a fim de tomar de volta nosso poder, temos de assumir a responsabilidade. Nesta fase, podemos passar de vítima a sobrevivente, mas estamos provavelmente ainda culpando outros e nos sentindo impotente.

Começamos a perguntar: "Quem sou eu? Por que estou aqui?"
Apesar de estarmos à procura de respostas, ainda seguramos certas crenças limitantes que nos mantêm escravizados na realidade que conhecemos. Quando tentamos desafiar essas crenças, o medo nos traz de volta, mantendo-nos a dormir um pouco mais. 

Em nosso desconforto com a realidade, e nossa busca por respostas, podemos experimentar uma grande confusão, oprimir, ansiedade e até depressão. Nós "manter-se" com as nossas vidas, mas estamos secretamente apenas "atravessando os movimentos".

Como nós experimentar uma variedade de desafios projetados para nos ajudar a acordar, o desconforto tolerável se transforma em dor e sofrimento. Como nossas crenças desempoderadoras são demonstradas em situações da vida real e relacionamentos, nós temos o nosso primeiro vislumbre dos programas inconscientes executando nossas vidas, mas o nosso desejo de adaptar-se e ser aceito é provavelmente mais forte do que qualquer desejo de nos libertar. Embora este seja o início da quebra de nossos programas internos, ainda estamos tentando provar o nosso valor, demonstrando a nossa importância e buscando aprovação para os nossos esforços.

Começamos a compreender que a felicidade não pode ser encontrada no mundo exterior, mas ainda estamos jogando o jogo - buscar a felicidade em outras pessoas, lugares e experiências.

Nesta fase, pode haver uma grande quantidade de gatilhos emocionais. Podemos até sentir trauma ou lembrar traumas passados. As emoções são geralmente muito fortes, e podemos nos sentir mais frágeis ou vulneráveis. O que ainda não percebemos é que nossos problemas estão vindo à superfície para serem curados e liberados

Mesmo que começando a ver o mundo de uma perspectiva totalmente nova, ainda podemos pensar em preto e branco - talvez mais do que nunca. Nós não estamos prontos para assumir a responsabilidade por nossas vidas e, por isso, fazemos pouca ou nenhuma conexão entre os nossos pensamentos e as nossas experiências em realidade.
À medida que o mundo exterior não satisfaz nossa fome, a jornada interior está prestes a começar.


FASE 3 DO DESPERTAR - A fase de introspecção:

O crescimento imenso pessoal / espiritual e o início da evolução consciente através da auto-descoberta.

Na Fase 3 do Despertar, começamos uma jornada de introspecção. Na Fase 2, nos rebelamos contra o mundo externo com pouco ou nenhum sucesso em aliviar a nossa dor, sofrimento ou desconforto, e então nós recuamos agora na medida que começamos a procurar respostas dentro de nós mesmos.
Nós começamos a nos separar da consciência de massa, liberando muitas crenças limitantes que foram programados em nós pelos pais adormecidos, professores, cultura, sociedade, religião e mídia. Como nós liberamos essas crenças, podemos experimentar tanto tristeza e alívio. Se passamos um tempo de vida preso em crenças que causaram sofrimento emocional, sofrimento físico e felicidade perdida, podemos lamentar a vida que nunca tivemos, e, ao mesmo tempo, podemos sentir um grande alívio à medida que nos libertamos das limitações.

Como reconhecemos o estado de sono ao qual temos estado, podemos ver claramente que a maioria das pessoas que conhecemos ainda estão dormindo. Tentamos acordá-los, mas as nossas tentativas são vistas como críticas e, portanto, se batem a ouvidos surdos.

Não surpreendentemente, com os olhos bem abertos, é comum vivermos uma experiência maior de julgamento a outras pessoas (amigos e estranhos), a sociedade e ao mundo. Outros podem sentir o nosso julgamento e defensivamente responder com seu próprio julgamento sobre nós. Somos vistos como diferentes, estranhos e talvez até mesmo loucos. Mais cedo ou mais tarde, decidimos manter a nossa consciência crescente para nós mesmos; talvez racionalizando que é melhor ficar calado do que ser julgado. Neste momento, não temos muita esperança de que outros irão acordar.
Nós ainda estamos focados em tudo o que está errado em nossas vidas e no mundo, mas, ao mesmo tempo, temos resistência em deixar ir. O processo de desapego é muitas vezes "o trabalho" nesta fase, e, à medida que aprendemos a deixar ir, a Fase 3 é o lugar onde podemos deixar empregos insatisfatórios, relacionamentos íntimos, famílias, amizades, religiões, organizações e quaisquer formas de desmpoderamento da vida . Podemos nos separar dos papéis que nós jogamos, rejeitar nossa identidade passada, e podemos até fazer uma retirada total da sociedade.
Nosso antigo modelo do mundo está a falhar e já não vemos o mundo em preto e branco ou bom e mau. Pode haver um sentimento crescente de que estamos todos conectados, mas ao mesmo tempo, podemos nos sentir completamente desligados de qualquer outro ser humano. Em muitos aspectos, somos confrontados com a dicotomia de vida e existência.

O atributo mais comum da terceira fase é a solidão. Em um mar de bilhões de pessoas, você pode sentir que é a única pessoa desperta; ninguém entende você, e não há ninguém com quem se conectar. Neste ponto, você pode começar a questionar "o questionamento" - por que você nunca começou esta viagem? Qual é o objetivo de despertar, se você esta sozinho e solitário? Afinal, você pode ter sido infeliz enquanto estava dormindo, mas pelo menos você tinha amigos, familiares e pessoas que se importavam sobre você. Agora, não há ninguém. Você considera "voltar atrás." Você deseja poder esquecer tudo o que você sabe agora e só assim você pode ser parte de uma família ou comunidade. Você anseia por "normalidade", a fim de adaptar-se a outros, mas você também sabe que é tarde demais. Você não pode esquecer o que você tem lembrado, e apesar de sua solidão e seu desejo de se ajustar, você não iria voltar ou desfazer o seu caminho mesmo que pudesse.
Questões de dignidade, muitas vezes veem à tona nesta fase, porque os caminhos que provaram valer a pena deixar de trabalhar ou já não estão disponíveis, porque deixou o cargo ou situação que uma vez nos fez sentir dignos. Nós ainda podemos tentar buscar a aprovação, aceitação ou apreciação ou obter outras necessidades emocionais atendidas por aqueles que ainda estão em nossas vidas, mas não nos satisfazemos, como antes, e somos deixados numa sensação de vazio - forçados a lidar com sentimentos de indignidade por conta própria.

Nosso desejo de adaptar e ser aceito está lentamente sendo afogado por nosso desejo de ser livre e desperto.

Na busca de respostas e alívio da dor emocional, podemos embarcar em algum tipo de prática espiritual como a meditação ou yôga. Se não estivermos usando a prática para evitar alguma coisa, o seu objectivo é susceptível de nos conduzir a algum lugar, realizar algo ou despertar.

Na terceira fase, nós podemos experimentar o primeiro sentido real de poder, mas, se o ego afirma ser poder, podemos ter experiências desafiadoras e humilhantes.

Até agora, nós podemos ser capazes de ver a conexão entre nossos pensamentos / crenças e a criação de nossa realidade, e, como resultado, nós tentamos controlar nossos pensamentos, mas é um processo difícil porque os programas antigos ainda estão em execução.
Nós já não olhamos para fora de nós mesmos buscando felicidade, mas talvez ainda não saibamos como encontrá-la no interior. Paz e liberdade também podem ter precedência sobre a felicidade.

O estágio três é muitas vezes a etapa mais longa e quase sempre a mais difícil, mas também é a mais importante em termos de despertar.

Esta fase é marcada pelo balanço entre a resistência e o deixar ir, com momentos de clareza e iluminação, mas eles não duram. É muito comum ter várias experiências de despertar nesta fase e até mesmo acreditar que cada uma é o despertar final; só para voltar atrás na "realidade", horas, dias ou semanas mais tarde. Com cada experiência do despertar, o sentido de sua maior autonomia cresce mais forte. Está, sem saber, abrindo espaço para esse verdadeiro eu emergir em sua consciência e integrar em sua vida.

Na terceira fase, é comum a experiência de medo de perder-se, e você pode lutar para manter um senso de si mesmo, mas em última análise, no fim desta fase, uma morte do ego é inevitável. Quando o ego perde manter, muitas vezes há uma percepção de que não há nenhum ponto ou propósito para a vida. Isso pode ser libertador, como uma lufada de ar fresco, ou pode ser devastador, resultando em desesperança e desespero. Sem meta ou propósito, já não sabemos como viver nossas vidas, e nada é sempre o mesmo.

Há um sentido de pressentimento que o despertar irá lhe custar tudo, mas, ao mesmo tempo, há uma sensação maior de que algo dentro de você está acordando.


FASE 4 DO DESPERTAR - A fase de resolução:

A fase 4 do Despertar é a fase de resolução, onde o seu verdadeiro eu finalmente ofusca seu falso-eu ou ego. A luta que você experimentou nos primeiros três estágios foi longa e você experimenta uma paz profunda sabendo quem você realmente é, e você já não está buscando respostas. Este é carinhosamente conhecido como o estágio Eckart Tolle.

Todas as suas crenças foram revistas nos últimos dois estágios, e as crenças que permanecem são de apoio, harmonia e equilíbrio. Você dominou a arte de deixar ir e se render a um poder superior. Você também experimenta e tem acesso ao poder interior que possui, sem controle do ego.
A dúvida foi substituída por fé e confiança. Você é capaz de ver e entender a sua vida de tal forma que o seu passado e presente faz sentido. Você perdoou a todos por tudo, inclusive a você mesmo.
A programação inconsciente foi substituído com consciência, e não há prisões emocionais ou mentais mantendo você em cativeiro.

Você assume a responsabilidade por toda a sua vida, já não culpa ninguém por nada. Como você se libertou, libertou todas as pessoas que já foram alvo de seu julgamento e expectativas.

Você já não está tentando provar o seu valor. Agora que você conhece e possui o seu valor intrínseco, e, como resultado, você experimenta incondicional amor-próprio.

Embora você ainda pode estar sozinho em sua jornada, você tem uma conexão profunda com toda a vida e a sensação de solidão está provavelmente desbotada em toda a unidade. A necessidade e desejo pelo o velho paradigma de relações mudou e você já não anseia se adequar ou ser "normal." Você se permite ser exatamente quem você é, sem a necessidade de aprovação ou aceitação de qualquer um. Você não tem mais a necessidade de mudar alguém ou ajudar aqueles que você ama acordar, e você está agradavelmente surpreendido que algumas pessoas que você conhece estejam realmente despertando. Todos os seus relacionamentos melhoram, e as novas pessoas que entram em sua vida estão mais alinhadas com quem você é.

Nesta etapa, você integrar seus conhecimentos e desenvolver uma maior compreensão para a jornada que percorreu. Você pode ensinar, ser mentor ou compartilhar, mas não porque você sente que você tem que, ou porque você precisa, mas só porque lhe traz alegria e você é guiado para o fazer. Você pode ter um forte desejo de apoiar os outros em sua viagem ou você pode ter nenhuma inclinação qualquer. Se você assumir o papel de professor, mentor, curador ou treinador, você não assume a responsabilidade pelos outros, mas sim, que você pode capacitá-los a se capacitar. Você não toma nada pessoalmente, e o comportamento de outros têm pouco, ou nenhum efeito sobre você.

Durante o estágio quatro, é comum ter algum tipo de prática espiritual, como a meditação, yôga ou outros, mas não porque você está tentando chegar a algum lugar ou realizar algo (como na etapa anterior), mas sim porque é bom para você, e é uma expressão natural de sua vida.
Você também pode experimentar aumento da intuição e a capacidade de acessar a inteligência infinita, como se tivesse uma linha direta com informações ilimitadas.

Esta fase é marcada por viver o momento.

Você fez as pazes com a percepção de que não há nenhum propósito ou objetivo à vida, e, como resultado, é fácil viver no momento presente. Seu amor pela vida e todos os seres vivos transborda incondicionalmente com gratidão e apreço como um estado comum de ser.

Os conceitos de bom e mau foram dissolvidos, e, ainda, você tem a plena consciência que dentro de todos e de tudo está o amor.

Você faz um balanço de si mesmo, percebendo que você ainda é você. Você está livre de ego-controle, e não há "peças autênticas" se perdendo no caminho para o despertar. Sua personalidade pode ser a mesma, mas é provável estar mais fácil e iluminada pelo coração.

Ou você ter encontrado um modo de vida que está alinhado com quem você é, ou fez as pazes com o seu momento atual.

Não há realmente nenhuma ideia de felicidade, porque não precisa de mais nada para fazer você feliz. Você percebeu que o segredo da felicidade é viver o momento e agora é fácil de estar presente em todos os momentos.

Você já aprendeu a dominar seus pensamentos e crenças, mas, surpreendentemente, você pode não ter nenhum desejo de mudar alguma coisa em sua vida.

Embora você provavelmente experiencie uma gama completa de emoções, as emoções não governam você ou controlam suas escolhas ou relacionamentos.

O seu eu superior está integrado no seu corpo, e você vive sua vida como real.
Você está finalmente consciente e desperto, e grato que no seu passado "adormecido" teve a coragem e tenacidade para fazer esta viagem. Valeu a pena - um milhão de vezes.


FASE 5 DO DESPERTAR - A fase de criação DE CONSCIÊNCIA:

A capacidade de criar conscientemente a vida no estado de vigília.
Muitas pessoas chegam ao estágio quatro e acreditam erroneamente que é o estágio final do despertar, mas na verdade é uma ponte para uma ainda maior experiência no despertar.

Na Fase 5 do despertar, você experimenta, e aprofunda, todos os atributos de estágio quatro, mas você também entrar em seu poder como criador consciente.

Embora não haja nenhum ponto pré-ordenado ou propósito para a vida, você compreende agora que o ponto e propósito de vida pode ser qualquer coisa que você escolher, e você integra esse entendimento ao escolher conscientemente o propósito da sua vida, porque esse é o ponto. Trabalho e lazer se fundem num só, e você experimenta paz e realização igualmente em ambos.

Você não precisa mais fazer nada por obrigação ou necessidade, mas, em vez disso, você é guiado através da inspiração e do desejo puro.

Você experimenta uma ligação direta a toda a vida, e você está inspirado para criar de uma forma totalmente nova. Através da conexão intuitiva com a Inteligência Infinita, pode desenvolver novos paradigmas da construção de uma comunidade, de ensino ou de liderança.

Nesta fase, você tem a capacidade de atrair relacionamentos e formar comunidades que suportam o aperfeiçoamento da humanidade. Desde que você domina seus pensamentos e crenças, agora pode criar conscientemente a vida que deseja; vivendo no momento, além de criar o futuro.
EM RELAÇÃO PURA COM O CRIADOR, VOCÊ É CANAL DE EXPRESSÃO EM TUDO QUE FIZER:

Seja qual for o estágio que você pode agora estar passando, você não pode estar errado e não existem testes para passar. Despertar é simplesmente um processo natural, assim como a lagarta que desperta como a borboleta.

Uma pergunta comum é, quanto tempo cada etapa dura? O tempo que passamos em cada etapa não é predeterminado, mas podemos passar por uma fase mais rápido e mais fácil quando nós utilizamos a prática de mentalização de "deixar ir" (desapego). Desapego é verdadeiramente o segredo do despertar.

À medida que mais e mais pessoas despertam, um limiar de despertar vai ser experimentado, e as massas despertarão num paradigma diferente do que aqueles de nós que já temos despertado ou que estão despertando agora. Os estágios do despertar será menos definido e talvez até desapareça por completo.

Não importa onde você está no seu caminho para o despertar, você está exatamente onde você precisa estar..

No amor, graça e gratidão." 

(Fonte: tradução do texto do link abaixo)
the-5-stages-of-awakening-the-signposts-and-pitfalls-on-the-path-of-consciousness/

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...